Está nas nossas mãos mudar o que está mal./ "a Patria está na Liberdade e a riqueza mais segura no valor de cada um" Viriato./ Participa na construção da sociedade.

sábado, abril 15, 2006




POR UMA MELHOR QUALIDADE DE VIDA EM SANTO ANTÓNIO DOS CAVALEIROS

Carta enviada (via email) à Junta de Freguesia de Santo António dos Cavaleiros

Exmos Senhores:

De alguns anos a esta parte que se tem verificado um grande esforço por parte da Junta de Freguesia para tratar, cuidar e manter os espaços verdes. Conheço bem a Área Metropolitana da Grande Lisboa e não duvido que esta seja uma, ou a mais arborizada no espaço urbano.
Mas na fotografia de satélite da freguesia, ainda se verifica que o betão, vence o verde.
Volto a salientar o esforço da Junta nos últimos anos para esta área e espero que se continuem a identificar as parcelas de terreno vetado ao abondono, para as transformar em espaços verdes, devidamente tratados e em condições de higiene. De qualquer forma vivemos num mundo que privilegia as deslocações motorizadas com prejuízo do ambiente, e infelizmente a nossa freguesia ainda tem muito a fazer nesta área, não obstante o grande número de passeios construidos nos últimos anos.
Sei que a topografia da Freguesia não é das mais fáceis, mas com alguma imaginação e não muito dinheiro fazem-se maravilhas. Deixo algumas sugestões: -contrução de ciclovias que podem ligar locais como por exemplo:
- Torres da Bela Vista (em especial a escola ai existente) à Cidade Nova, a mesma via ligaria também a escola na Cidade Nova às Torres. A distância é curta (- de 1Km), logo o orçamento não poderia ser elevado e a adesão seria maciça dado o elevado número de alunos que se desloca das Torres para a Cidade Nova e vice-versa todos os dias.
- Uma outra ciclovia poderia interceptar a anterior ligando as Torres da Bela e a Cidade Nova (e respectivas escolas) às Piscinas da Freguesia (passando por exemplo pelo belo eucaliptal que ainda escapa ao urbanismo). Esta também não teria uma extensão de forma a ter um orçamento assustador.
- Mais uma pequena ciclovia podia interceptar a primeira, ligando Torres da Bela Vista e Cidade Nova à superficie comercial Carrefour.
O espaço urbano “aberto” característico da nossa Freguesia é muito facilitador da construção destas vias ao contrário de outros núcleos mais compactos como são a Povoa de Santo Adrião, Loures ou Odivelas. Resta-nos a nós, aproveitar o que temos de bom.

Com estas obras estaríamos a promover a prática desportiva propriamente dita, bem como integrada em algumas das nossas deslocações diárias.
Muitas outras pequenas vias ciclaveis e pedonais seriam possíveis, como por exemplo, ligacão à Quinta do Conventinho, Parque da Cidade em Loures, Biblioteca José Saramago, futuro Hospital, etc.
Todas as vias sugeridas facilitariam as deslocações não motorizadas, face aos trajectos longos e cheios de trânsito automóvel das opções actuais. Seriam apostas ganhas junto de uma população jovem (e não só), cada vez mais informada e sensivel para as questões urbanísticas, ambientais, de saúde e prática desportiva.
Gostaria de salientar que mesmo sem estas vias seria mais fácil optar por nos deslocarmos de bicicleta se ao menos nos edifícios públicos houvesse parque próprio, onde estas pudessem ficar em segurança (muitas vezes não há ou não são apropriados).
Tenho esperanças de no contexto nacional a nossa querida Freguesia ser inovadora, já que na Europa estamos muito atrasados, com grave perda da qualidade de vida no espaço urbano. Continuem o excelente trabalho no que diz respeito ás áreas verdes e estendam o entusiasmo a outras áreas.

Sei que não é fácil face à condição financeira de Portugal.
Gostaria de obter resposta.
Obrigado.

Todas as fotografias foram retiradas do site http://www.jf-stoantoniocavaleiros.pt

Envia um email à Junta de Freguesia de Santo António dos Cavaleiros, reivindicando a construção de ciclovias. Email: geral@jf-stoantoniocavaleiros.pt

5 Comments:

Anonymous LILI said...

axuh k e uma boa iniciativa...sac esta a precisar... irei divulgar...

6:54 da tarde

 
Anonymous Joao said...

Sim senho0or gostei deste blog... nao sou d santo antonio sou dos arredorees mas sac..esta cada vex pior..necessita d algumas mudanças... desejo muita sorte e que este blog leve a algum lado..q que seja levado em consideração----
parabens ao construtor...

6:56 da tarde

 
Anonymous Gama said...

Grande ideia. Gostei a sério. Sendo eu de SAC revejo-me nessas necessidades k apontaste neste blog. Espero com franqueza k faça alguma diferença e k não entre em saco roto. Grande Abraço

6:21 da tarde

 
Anonymous Pedro said...

Ideia Original... espero que se concretize!!

8:40 da tarde

 
Blogger M. Silvestre said...

Afim de falar deste assunto que nos é particularmente caro, gostaria que o autor deste blogue nos contacta-se para "bloco.sac@netcabo.pt" os elitos do BE na Assembleia de Freguesia de Santo António dos Cavaleiros. Dado que no próximo mês de Outubro será realizada uma Assembleia extraordinaria exlusivamente sobre Ambiente.

2:48 da manhã

 

Enviar um comentário

<< Home